ORGANIZAÇÃO X TEMPO

1-Mulhercansadacomgrandedespertador

Quantas vezes ouvimos pessoas dizendo que os dias estão mais curtos, ou parafraseando sobre necessitar de 48 horas e não apenas 24 diárias?

Será que os dias estão mais curtos?

Com rotinas cada vez mais agitadas como mães trabalhando período integral, pais em jornada dupla e tantas outras atividades, é bem comum faltar tempo para todas as rotinas. O estresse físico e emocional tem tomado conta das pessoas, tornou-se manter relaxantes musculares, analgésicos em geral sempre a mão.
Pensando em tudo isso, me pergunto se realmente falta tempo, ou nesse corre-corre nos esquecemos de planejar mais, organizar melhor e criar mecanismos que facilitem e simplifiquem nossa rotina.

Como sempre digo, a organização esta além de arrumar camisas da cor mais escura para a mais clara, vai além de caixas organizadoras devidamente etiquetadas, despensas muito bem elaboradas. Acredito que tudo isso perde valor quando não tem o propósito de auxiliar a rotina, quando os métodos são deixados de lado e a bagunça retorna com mais força.

Acredito que a organização causa bem-estar, e alivia a tensão. A organização poupa o esforço abusivo de lembrar onde estão as coisas, minimiza o estresse quando o tempo é curto para arrumar-se para um evento, ou até mesmo preparar uma refeição.

Bem, como minha missão é simplificar a minha e a sua vida, separei algumas dicas, simples, óbvias, mas muitas vezes esquecidas, ou perdidas na bagunça das nossas muitas atividades.

  • Alvo-1024x768CRIE METAS E OBJETIVOS! Isso mesmo, se você e eu não nos desafiarmos a começar e terminar algo, jamais sairemos da zona de conforto. Mas lembre-se de que eles precisam ser alcançáveis e não impossíveis. Um exemplo disso é, se vai organizar ocloset inteiro e não pode despender de 1 dia inteiro, comece pela gaveta que mais utiliza, pela sapateira, enfim crie metas e alcance-as.

agenda

  • ADQUIRA UMA AGENDA. Hoje existem recursos fantásticos de agendas em smartphones, tablets, e etc. Caso não tenham podem utilizar o meio convencional, desde que esteja sempre a mão. Uma agenda vai poupa-lo do desgaste de não lembrar um compromisso, uma atividade, ou até mesmo de perde-lo. Além disso, escrever ajudará na memorização da atividade.
  • FAÇA LISTAS. Listas? Sim, lista do supermercado, lista para organização da mala de viagem a trabalho, passeio e outros. Enfim, se atividades como essas fazem parte de sua rotina facilite, simplifique! Crie essas listas e arquive, quando precisar acesse-as e poupe tempo de esquecer algo, ou ficar rodando no mesmo lugar tentando lembrar tudo. Obs: para evitar perder alguma coisa, imprima uma via da lista de viagem e coloque junto a mala, na hora de voltar confira todos os itens. 😉
  • DELEGUE TAREFAS. Todos precisam participar. Não adianta criar um método maravilho de organização e não ensinar os filhos, maridos, funcionários. Você acabará se perdendo no retrabalho. Além disso é maravilhoso contar com alguém ajudando e responsabilizando-se por alguma atividade, aliviando assim a tensão e eliminando um item da imensa lista de afazeres. Lembre-se de que ninguém fará como você, então seja paciente, flexível e desfrute.
  • SEPARE AS ATIVIDADES DIÁRIAS EM CATEGORIAS. Se de todas as atividades não existir prioridades, certamente nos perderemos e não saberemos por onde começa. Seja simples, classifique as mais importantes e as menos importantes, e mãos a obra!

Se depois de tudo isso ainda faltar tempo, avalie sua rotina e DESAPEGUE, muitas vezes será necessário dizermos “não”. Lembre-se que MENOS, em muitas ocasiões torna-se MAIS!!!

Tenha uma ótima semana, bjo! Dani.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s